5 dicas rápidas para profissionais freelancers que estão a iniciar o seu negócio
1. Enquanto empreendedor, vais errar todos os dias.
Há inúmeros aspetos relacionados com a tua atividade que ainda desconheces: jurídicos, de gestão, de recursos humanos, fiscais, de mercado, que só vais aprender com o tempo. Dá-te esse tempo. Não sejas demasiado duro contigo nem tenhas a ilusão de que vai sair tudo bem à primeira. Não vai. Mas com o tempo vais melhorando a tua capacidade de analisar, agir, errar e corrigir. Fundamental mesmo é aprenderes o máximo com cada erro que cometes para que erres o mais possível em coisas pequenas e o menos possível em coisas grandes.
2. Marketing boca-a-boca – tão poderoso – não vai ser suficiente para chegares a cada vez mais potenciais clientes e, além disso, demora tempo.
Vais ter de combinar várias estratégias e testar vários caminhos ao mesmo tempo – e serás tu o motorista, o passageiro, o mecânico e o veículo. O networking através do Linkedin e a publicidade via Facebook têm bons resultados; as newsletters via e-mail continuam a ter o poder de cativar clientes. Podes ter um blogue com conteúdos, anúncios pagos no Google e muito mais – podes até anunciar nas rádios locais se o teu target estiver aí. O essencial é que diversifiques ao máximo a tua máquina para que ela esteja a trabalhar o mais possível para te trazer mais clientes.
3. Informalidade não pode ser amadorismo.
Há uma certa ideia de que as startups são dominadas por um espírito irreverente de energia e informalidade, de quem quer reescrever as regras do jogo. Mas informalidade não é sinónimo de amadorismo. Nem deve ser. É fundamental que a tua imagem transmita profissionalismo, ainda que de um jeito menos formal se essa for a tua visão – não há mal nenhum nisso. Nunca como hoje – ao contrário do que acontecia quando eu comecei – os ténis assentaram tão bem com esse blazer que vais vestir.
4. Ter um negócio por conta própria pode ser uma montanha-russa de emoções.
Num dia parece que tudo está a correr melhor do que o esperado; no dia seguinte, uma surpresa inesperada afunda os teus melhores planos. As tuas emoções são a tua forma mais instintiva de reagir ao que te cerca, mas levar-te-ão quase sempre a decisões precipitadas e erradas. Foca-te no essencial e no longo prazo, procurando executar o que tens em mãos em cada dia, o melhor possível. Faz das tuas emoções um aliado e não um adversário! Investe, desde logo, em ti como o principal ativo do teu negócio: cuida de ti, ama-te e trata-te bem! Estuda, aprende e ensina também… e de graça, para começares! A maioria de nós começou como tu: suou, bateu e caiu… e depois, voltou a levantar-se.
5. Mesmo que faças tudo bem, a realidade pode trocar-te as voltas.
Podes fazer o que lês nos melhores livros, o que aprendes nas melhores escolas e o que te dizem aqueles que já passaram pelo que tu estás a passar e que estão hoje onde também tu queres chegar… Às vezes, o impossível acontece e a própria realidade muda de uma forma que nunca pensaste ser possível e, com capa de COVID ou com outra capa qualquer, vais dar tudo por tudo, levantar as mãos para o alto e pedir um milagre. E, depois, não te sentas – corres atrás.
És ou estás a pensar tornar-te profissional freelancer? Lê o meu artigo: 4 conselhos para quem está a começar o seu negócio agora.
Até ao meu próximo artigo! 😊