Empreendedorismo e Desenvolvimento PessoalGestão e Estratégia EmpresarialLiderança e Cultura organizacional8 razões pelas quais deves trazer o Coaching para dentro da tua empresa

Outubro 7, 2020Por Carla Gaspar0
photo-1558403194-611308249627

 

8 RAZÕES PELAS QUAIS DEVES TRAZER O COACHING PARA DENTRO DA TUA EMPRESA

 

Líderes vencedores e extraordinários treinam bons colaboradores para serem, antes de tudo, melhores pessoas. Os melhores líderes sabem que estão a lidar com seres humanos e, por isso, preocupam-se em dotar as suas equipas dos recursos certos para que sejam bem-sucedidos não só no trabalho mas também fora dele.

Por estar, eu própria, muito empenhada no meu objetivo de trazer o Coaching para o dia a dia da cultura empresarial das minhas equipas no sentido de reforçar as competências de liderança das “minhas pessoas”, vi-me eu própria, há dias, a refletir sobre o impacto dos processos de Coaching Executivo e de Coaching Organizacional na liderança das organizações. Destaco os 8 importantes benefícios que se seguem:

 

  1. Demonstra o compromisso da organização para com o desenvolvimento dos seus recursos humanos, promovendo uma cultura organizacional clara e aberta.

Os colaboradores sabem o que é esperado deles pois as expetativas do grupo e da organização são partilhadas de forma aberta e com franqueza. Este processo torna possível que toda uma equipa compreenda verdadeiramente a estratégia global da empresa e se alinhe com ela.

 

  1. Reforça a qualidade da força de trabalho e enriquece o processo de recrutamento da organização.

É frequente, nos dias que correm, as empresas preocuparem-se em recrutar colaboradores que têm a formação adequada e esquecerem-se, muitas vezes, de avaliar as soft skills necessárias nos candidatos. Um processo de recrutamento realizado com base nas ferramentas e técnicas de Coaching ajuda a dissipar o gap entre a formação académica e a as soft skills, garantindo que o colaborador selecionado é alguém que partilha da visão, da missão, da cultura e dos valores da empresa.

 

  1. Aumenta a produtividade individual e coletiva e ajuda os colaboradores a atingirem as metas e os objetivos da organização.

Por se focar no reforço e empoderamento da autoeficácia e do desempenho individual mas também no desenvolvimento das competências de liderança das equipas, o Coaching promove um ambiente organizacional mais propício à inovação e à criatividade, melhorando a eficácia do grupo como um todo, aperfeiçoando e agilizando os processos de tomada de decisão e tornando as organizações mais bem-sucedidas num mercado global cada vez mais competitivo. Os colaboradores assumem, consequentemente, maior responsabilidade e sentem-se mais responsáveis pelos resultados e pelas ações da organização. O Coaching ajuda-os a trabalharem mais fácil e eficazmente com o resto da equipa e a comunicarem mais e melhor com os seus pares e com as suas chefias.

 

  1. Diminui o absenteísmo e a taxa de turnover.

As empresas que introduzem dinâmicas e ferramentas de Coaching no local de trabalho conseguem conhecer melhor os seus colaboradores, saber exatamente o que os motiva e, consequentemente, apostar nesses mesmos estímulos de motivação, autodesenvolvimento e realização. Desta forma, uma organização que tenha em curso um programa de Coaching com vista a ajudar os colaboradores a serem melhores consegue aumentar significativamente a moral da equipa e aumentar a lealdade e a satisfação no local de trabalho. Colaboradores mais leais, mais felizes e mais realizados, dentro e fora do trabalho, ficam durante mais tempo nas empresas e dão mais de si à equipa e à organização.

 

  1. Permite que os líderes se envolvam e alinhem com os seus colaboradores e adotem comportamentos de liderança construtivos/positivos.

O Coaching ajuda os gestores/team leaders a delegarem mais e a supervisionem de menos perto os seus colaboradores, reforçando os elos de ligação e os votos de confiança nas suas equipas. Com o passar do tempo, os colaboradores mostram-se mais confiantes e mais independentes, as operações ficam mais ágeis e a taxa de aprendizagem coletiva sai reforçada.

 

  1. Ajuda a identificar e a desenvolver colaboradores de elevado desempenho e torna mais fácil a gestão e implementação da mudança.

Jack Welch, no seu fabuloso livro “Vencer”, estima que somente 10% dos homens e mulheres de negócios sejam verdadeiros agentes de mudança. Ora,  não sendo as empresas organismos estáticos nem imutáveis, as mudanças terão de acontecer pois é com base nessas mudanças que se perspetiva que a organização avance e não estagne. Em tempos de conjuntura económica mais conturbada, em mercados e indústrias mais sensíveis e ágeis ou em palcos de restruturação das organizações, as equipas aceitarão com mais naturalidade a mudança e esta acontecerá com menos sobressaltos numa empresa na qual impere o estilo de liderança baseado no Coaching.

 

  1. Reforça a cultura organizacional da empresa.

Anderson e Anderson[1]  sugerem que os programas de liderança baseados em Coaching que aportam mais valor para a organização são aqueles que emanam uma “cultura de Coaching” onde toda a gente se encontra no estado ideal de crescimento e desenvolvimento. Sugerem que uma cultura deste tipo não irá apenas ajudar os colaboradores a colocarem em prática as suas visões, mas também, como já referido, irá aumentar a produtividade, o trabalho de equipa, a satisfação dos colaboradores e a satisfação dos próprios clientes.

 

  1. Ajuda a identificar as forças e as fraquezas da organização e a transformar as fraquezas em oportunidades de desenvolvimento.

O Coaching transforma as fraquezas em forças. Os líderes que implementam um estilo de liderança baseado no Coaching conseguirão reconhecer as fraquezas principais do seu grupo para, depois disso, implementar um plano de ação que aborde essas mesmas fraquezas com o input das próprias equipas. Por exemplo, o Coaching é uma excelente metodologia para ajudar os Gestores/Team Leaders a liderarem colaboradores “problemáticos”. Normalmente, há sempre, em todas as organizações, pelo menos um colaborador que não apresenta os resultados esperados ou com quem é extremamente difícil lidar. Fazendo uso das competências de Coaching adequadas, a organização conseguirá ouvir o colaborador em causa para perceber a perspetiva do colaborador sobre a situação, integrá-lo na discussão, convidá-lo a explorar possíveis causas para o problema para, com base nisso, apontar possíveis sugestões de melhoria ou solucionamento do problema.

Acredito que o Coaching tem sido cada vez mais visto como uma prática de liderança comprovada e que implementar práticas e técnicas de Coaching começa a ser um objetivo no horizonte de muitas organizações. Creio que os líderes das organizações devem determinar até que ponto quererão e deixarão que os seus liderados cresçam e se desenvolvam. Se o céu for o limite, então o Coaching poderá ser o verdadeiro caminho.

 

E tu, já integraste alguma dinâmica ou processo de Coaching na tua empresa? E na tua vida, de que forma sentiste os seus benefícios? Gostaria muito de receber o teu comentário.  Até ao próximo artigo!

 

[1] Anderson, D. & Anderson, M. Coaching That Counts Harnessing the Power of Leadership Coaching to Deliver Strategic Value. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann. 2005

Carla Gaspar

Deixa um comentário

O teu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão identificados*

carla gaspar coaching logo-branco

Membro
n.º 63954570

https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/05/Association-for-Coaching-1.svg

Acompanha-me nas redes sociais:

carla gaspar coaching logo-branco

Membro n.º 63954570 da

Acompanha-me nas redes sociais:

https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/dgert-entidade-formadora-certificada.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/iso-9001.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/iso-17100.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/association-for-coaching.svg

® 2020 Todos os direitos reservados.

https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/dgert-entidade-formadora-certificada.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/association-for-coaching.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/iso-9001.svg
https://carla-gaspar.com/wp-content/uploads/2020/07/iso-17100.svg

® 2020 Todos os direitos reservados.

Falar comigo
Precisas de ajuda?
Olá :)
Posso ajudar?