5 ferramentas de gestão de tempo para tradutores freelancer que nunca têm tempo
Se és tradutor/a freelancer conheces as benesses de poderes acordar à hora que queres, fazeres uma pausa a meio do trabalho ou até ires às compras durante o dia sem teres de pedir autorização a ninguém, verdade? Se és tradutor/a freelancer há algum tempo, sabes também que esta flexibilidade pode ser um valente pau de dois bicos, principalmente, se não souberes gerir bem as tuas prioridades e chegares ao final do dia com aquela sensação de que deixaste escapar o mais importante por entre os dedos.
Porquê? Porque, como sabes (ou virás a saber se apostares numa carreira como tradutor/a independente), vais ter de ser muito mais do que tradutor/a – vais ter de ser contabilista, comercial, gestor, marketeer, relações públicas…. E, sim, isto tudo em (idealmente) 8 horas! Para te ajudar na tua gestão de tempo, performance e resultados, hoje trago-te 5 ferramentas de gestão de tempo para tradutores freelancer que nunca têm tempo.
1. Google Calendar
![]()
És daquelas pessoas que todos os anos compra uma agenda em papel e que sente que organiza melhor as ideias com papel e caneta? Ótimo, já estás num bom caminho, acredita! A agenda é efetivamente um bom começo. Mas se estás à vontade com as tecnologias e precisas de uma ferramenta mais interativa, utiliza um calendário online como o Google Calendar. Esta ferramenta permite-te colocar uma cor diferente em cada tarefa para facilitar a visualização do teu dia/semana/mês, ativar as notificações para que não te esqueças de enviar aquele e-mail e convidar outros colegas para uma determinada tarefa, caso não estejas a trabalhar sozinho/a e faças parte de um projeto colaborativo.
2. Todoist

Já utilizas uma agenda, virtual ou física, e precisas de outra ferramenta para, por exemplo, medires a tua produtividade com vista a monitorizares o teu crescimento e a tua evolução enquanto profissional, à medida que os dias passam? Então, utiliza a versão gratuita ou paga do Todoist!
Esta ferramenta, além de permitir a criação de listas de tarefas associadas a diferentes projetos e de te dar a possibilidade de visualizares a tua produtividade, possibilita também a integração do Google Calendar.
3. Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita e dinâmica com funcionalidades semelhantes à anterior que, apesar de não ter a funcionalidade de produtividade, permite a integração da Toggl, uma ferramenta que mede a tua produtividade. A medição de produtividade é extremamente relevante para, por exemplo, calculares o teu valor-hora e poderes determinar as tuas tarifas para o cliente.
4. Smartsheet
Claro que já estás familiarizado/a com programas como o Excel e o Word – não esperava outra coisa de ti. Mas queres aventurar-te num mundo novo? Descarrega um dos vários modelos de gestão de tempo em formato Word ou Excel no smartsheet.
5. Befocused
![]()
As crianças, os animais ou as redes sociais são uma fonte de distração para ti? Percebo-te bem, acredita! Instala a aplicação Be Focused. Esta aplicação segue a técnica Pomodoro, uma técnica criada nos anos 1980 por Francesco Cirillo e cada vez mais utilizada por profissionais de todas as áreas, e vai ajudar-te a aumentar o teu foco nos projetos que realizas, enquanto os realizas (aqui entre nós, vai permitir-te começar, aos poucos, a “trabalhar melhor” em vez do típico “trabalhar muito”). Não tens computador ou telemóvel da Apple? Não há problema! A Google Play Store tem uma aplicação equivalente.
As opções são infinitas! Se já me conheces, sabes que um dos meus lemas é “Não há desculpas”! E hoje acabam-se também as tuas desculpas para não começares já a encontrar tempo para viveres uma vida que valha realmente a pena. Ao mesmo tempo, estarás também a acelerar o teu negócio!
E tu, que outras ferramentas costumas utilizar? Conta-me tudo nos comentários! Até ao próximo artigo! 😊




